Saiba como diagnosticar diabetes

Saiba como diagnosticar diabetes

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica, autoimune, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, levando a chamada hiperglicemia. Os tipos mais comuns de DM são:

Diabetes tipo 1: Caracterizada pela deficiência do corpo em não produzir insulina. Representa 5 e 10% dos casos de pessoas com a doença e geralmente tem início na infância ou adolescência.

Diabetes Tipo 2: É quando o organismo não usa adequadamente a insulina ou não produz em quantidade suficiente. Corresponde a cerca de 90% dos casos de pessoas com diabetes e manifesta-se mais frequentemente em adultos.

Diabetes Gestacional: É o aumento da resistência à ação da insulina diagnosticada na gestação.

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico normalmente é realizado através de três exames laboratoriais:

Glicemia de jejum: Exame de sangue que avalia a taxa de glicose na circulação sanguínea. É usado para o diagnóstico da doença e para monitorar o nível de açúcar no sangue em pessoas diabéticas ou com risco para a doença. Para o exame é necessário jejum obrigatório de 8 horas.

Hemoglobina glicada: Exame de sangue usado na identificação de altos níveis de glicemia durante períodos prolongados. Através dele é possível verificar se a doença esteve controlada nos últimos 60 a 90 dias.  Para o exame é aconselhável jejum de 4 horas.

- Curva glicêmica: Exame de sangue que avalia absorção do açúcar no organismo após a ingestão de 75g de glicose. Para o exame é necessário jejum obrigatório de 8 horas.

Comentários