Material: Secreção em meio de transporte R1
Sinônimo: Cultura de PPLO
Volume: Variável
Método: Isolamento em meios de cultura UREE-Arginine LYO 2
Volume Lab.: Variável
Rotina: Diária
Resultado: 22 dias
Temperatura: Refrigerado
Coleta: Material: secreção vaginal/secreção uretral/urina.
Deixar o frasco de Mycoplasma R1 atingir a temperatura ambiente.
1.Secreção vaginal: colher com auxílio de swab estéril, posicionar o mesmo gentilmente mas com firmeza, evitar que entre em contato com a superfície do epitélio. É importante efetuar bem a raspagem da mucosa para coletar o maior número de células possível. 2. Secreção uretral: limpar a abertura da uretra com gaze ou algodão esterilizado. A seguir, introduzir com cuidado, um swab cerca de 2 cm, girando-o delicadamente. O espécime é recolhido pelo menos 2 horas após o paciente ter urinado.
Colocar imediatamente o material colhido com swab em meio de transporte Mycoplasma R1. Fazer certa agitação do swab no meio líquido de forma que o material se disperse; comprimir o swab nas paredes do tubo retirando todo excesso de líquido a fim de evitar perda do material; retirar o swab e descartá-lo; encaminhar o meio de transporte para posterior cultura em até 48 horas sob refrigeração.
3.Urina: colher em frasco estéril e recomenda-se estar pelo menos 2h sem urinar. Colocar imediatamente após a coleta, 200 ul da urina no Mycoplasma R1 e enviar para o laboratório sob refrigeração. Obs.: Nos casos em que há outros pedidos deixar a coleta para Mycoplasma por último ou penúltimo se houver pedido de Chlamydia.
Código SUS:
Código CBHPM: 4.03.10.20-5
Interpretação:
Uso: diagnóstico das uretrites e vaginites.
O Ureaplasma urealyticum e o Mycoplasma hominis são micoplasmas genitais.
O Ureaplasma urealyticum é responsável por alguns casos de uretrites, vaginites e prostatites, sendo isolado em aproximadamente 60% das mulheres sem sintomatologia (vagina e cérvix). É significativo como agente responsável por uretrites ou vaginites, quando os títulos forem iguais ou maiores que 10.000 UTC (unidadestransformadoras de cor).Uso: diagnóstico das uretrites e vaginites.
As culturas são consideradas clinicamente significativas quando os resultados são iguais maiores que 1000 UTC (unidades transformadoras de cor).