Guia de exames Resultado Online
Blog

Quais exames fazer para detectar Dengue.

08/05/2023

A Dengue é uma doença febril aguda causada por vírus que é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti já infectada, que atua como vetor da doença. Isso acontece quando o inseto também é infectado pelos vírus e, com isso, acaba transmitindo para os humanos durante a picada, geralmente durante o dia, pois diferentemente dos outros tipos de mosquito, essa espécie tem hábitos diurnos.

Pode se manifestar tanto da forma comum como hemorrágica. Os sintomas da Dengue mais comuns geralmente são: dor de cabeça intensa e dores no corpo, dor na testa que se irradia para o fundo dos olhos, dificuldade para movimentar as articulações, que se tornam rígidas, dor muscular, tonturas, náuseas e vômitos, além de aparecer pintinhas vermelhas em várias regiões do corpo, que podem coçar ou não. A Dengue Hemorrágica que é a forma mais grave da doença, além desses sintomas já citados pode causar febre acima de 38 °C, hematomas pelo corpo e sangramentos frequentes no nariz ou gengivas.

Para confirmar a diagnóstico, é necessária uma investigação criteriosa, já que os sintomas dessa virose são similares aos de outras doenças.

Vale destacar que o mosquito da Dengue também transmite os vírus que causam a Zika e a Chikungunya. Por isso, além do exame físico, o médico pode solicitar análises laboratoriais a fim de verificar qual é o tipo de vírus presente, afirma a Biomédica do Laboratório Biolabor Dienifer Padilha Borges.

Existem alguns tipos de exames que auxiliam o médico no diagnóstico da doença como os testes sorológicos que podem identificar antígenos e/ou anticorpos (imunoglobulinas) contra a doença, pois quando existe infecção, sua concentração aumenta. Geralmente, a taxa das imunoglobulinas no sangue varia de acordo com a fase da infeção. Isso é importante porque torna esse exame um mecanismo seguro para identificação diagnóstica da Dengue.

Na identificação da doença, o médico também pode solicitar hemograma e o coagulograma. O hemograma avalia se houve elevação da quantidade de elementos que combatem a infecção, levando em consideração aumento de linfócitos e de trombocitopenia que é a diminuição das plaquetas. O coagulograma, por sua vez, é um exame solicitado em casos de Dengue porque serve para avaliar o tempo de coagulação sanguínea. Assim, ele se torna fundamental para verificar os riscos de Dengue Hemorrágica, a versão da doença que requer maiores cuidados.

A prevenção da Dengue pode ocorrer por meio de ações simples, como adotar medidas que impeçam a reprodução do mosquito transmissor. As mais relevantes são relacionadas ao cuidado para não deixar água parada, como em pneus, garrafas e plantas.

Para Dienifer, é muito importante que seja tomado os devidos cuidados em relação a doença e quando aparecer os sintomas o ideal é que os exames sejam realizados. Assim, o médico poderá adotar a conduta mais adequada e iniciar o tratamento com mais segurança. A detecção precoce de casos graves pode trazer a cura mais rápida da doença. O Laboratório Biolabor realiza todos os principais exames para diagnóstico da Dengue. Entre em contato conosco para saber mais.

Colaboração:
Dienifer Padilha Borges
Biomédica (CRBM-5 3726)
Compartilhe:

Leia também

Confira as últimas notícias e dicas do Comin.

Bronquiolite: o que é e como prevenir.

Bronquiolite: o que é e como prevenir.

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos pulmonares que atinge principalmente os bebês menores de…

Leia mais
Saiba como identificar se seus rins estão saudáveis.

Saiba como identificar se seus rins estão saudáveis.

Os rins são órgãos vitais para o ser humano, já que são responsáveis por funções…

Leia mais
Você sabe para que serve o exame toxicológico em pelo e cabelo?

Você sabe para que serve o exame toxicológico em pelo e cabelo?

O exame toxicológico é pouco conhecido pela população em geral, isso porque não é um…

Leia mais
Check-up anual e sua importância.

Check-up anual e sua importância.

Iniciar o ano cuidando da sua saúde é a melhor forma de autocuidado e prevenção.…

Leia mais
Importância do exame de Hemoglobina Glicosilada.

Importância do exame de Hemoglobina Glicosilada.

Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue, e pode…

Leia mais
Sífilis: tudo que você precisa saber.

Sífilis: tudo que você precisa saber.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema…

Leia mais
Trombose é silenciosa, mas a prevenção é vital.

Trombose é silenciosa, mas a prevenção é vital.

Dia 13 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Trombose, uma condição séria que…

Leia mais

Acompanhe-nos no Instagram

@laboratoriocomin

whatsapp-icon