Como pode ser diagnosticado a Intolerância à lactose.
28/03/2023A intolerância à lactose é uma condição em que o corpo não consegue digerir completamente a lactose, um açúcar presente no leite e em produtos lácteos, devido à deficiência da enzima lactase. Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarreia, gases e desconforto abdominal.
Além dos sintomas específicos, atualmente existem exames que permitem a identificação da intolerância de forma rápida e prática. Sendo eles, o exame genético e o de sangue para medir os níveis de glicose.
O exame genético para intolerância à lactose é uma opção que envolve a análise de mutações genéticas relacionadas à produção de lactase. Ele identifica se um indivíduo tem um ou dois alelos mutados associados à intolerância à lactose. Esse método é indicado para crianças e adultos que possuem fobia, pois constitui em uma coleta rápida e prática, onde o paciente poderá coletar da mucosa bucal, não necessitando ingerir o líquido da lactose.
Já o exame de sangue para intolerância à lactose mede os níveis de glicose no sangue após a ingestão de uma quantidade específica de lactose. Se o corpo não conseguir digerir a lactose adequadamente, os níveis de glicose no sangue não aumentarão significativamente e a intolerância à lactose será confirmada.
De acordo com a Biomédica do Laboratório Biolabor Rafaela, é importante o diagnóstico precoce da intolerância a lactose, pois apesar de não ser considerada uma doença, a ingestão frequente dos alimentos derivados do leite pode prejudicar o funcionamento do intestino, e atrapalhar o dia a dia do indivíduo por conta do desconforto causado.
O Biolabor realiza os exames de sangue para intolerância a lactose e o genético. Entre em contato conosco para saber mais.
Colaboração: Rafaela Nonnenmacher de Andara Biomédica (CRBM-5 7626)