Entenda a diferença entre o colesterol bom e ruim

Entenda a diferença entre o colesterol bom e ruim

O exame de colesterol abrange o colesterol total e suas frações: LDL, conhecido como colesterol ruim, HDL conhecido como colesterol bom, e triglicerídeo.

A maior parte da produção de colesterol ocorre no fígado. Essa substância está envolvida em diversos processos vitais do organismo e seu excesso no sangue está relacionado a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Alguns sintomas de seu excesso podem ser: inflamação e dormência das extremidades, mau hálito persistente, indigestão e sensação de peso, contínuos enjoos, perda do equilíbrio e fortes cefaléias, prisão de ventre, dores no peito, fadiga, fraqueza, entre outros.

A avaliação de seus níveis permitem ao médico detectar o nível de risco de doenças cardiovasculares e adotar medidas para reduzir suas taxas no sangue e sua prevenção, como mudanças nos hábitos alimentares e atividade física, ou com medicações específicas.

Os exames são realizados a partir da amostra de sangue do paciente. Recomenda-se manter o estado metabólico estável e a dieta habitual, ou seja, não há necessidade de jejum. Apenas, evitar excesso de comida gordurosa nas últimas 48 horas e o uso de álcool nas últimas 72 horas antes da coleta de sangue. Respeitando sempre a orientação do médico solicitante.

 

Leia também: Conheça as doenças mais comuns no outono e saiba como se proteger

 

Comentários