Conheça as doenças mais comuns do outono e saiba como se proteger

Conheça as doenças mais comuns do outono e saiba como se proteger

Alívio para uns, tormento para outros, o outono revela dias com manhãs quentes e noites mais frias. Essa mudança brusca na temperatura dá condições propícias para infecções e problemas respiratórios, despertando doenças em algumas pessoas.

Confira quais são as doenças mais comuns no outono e saiba como tentar se proteger delas.

1 – Rinite: como a estação é um pouco mais úmida, aumenta o mofo em locais fechados, desencadeando a rinite. Nariz escorrendo, espirros, coceira nos olhos são alguns dos sintomas. Embora possa ser tratada com antialérgicos e descongestionantes, vale evitar ambientes com pouca ventilação.

2 – Bronquite: provocada por alergias respiratórias, a bronquite causa dor no peito, dificuldade para respirar, tosse, febre, e outros sintomas. Se não tratada pode chegar a uma pneumonia. Convém evitar fumaça de cigarro e ambientes fechados.

3 – Gripe: contagiosa, é causada por vírus diversos, causando mal-estar generalizado, sendo que nenhum remédio cura a gripe, apenas os sintomas. O ideal é repouso, beber bastante água e se alimentar de forma saudável.

4 – Sinusite: desencadeada por vírus, bactérias ou reações alérgicas, porém não é contagiosa. Causa dor de cabeça, febres, tonturas, tosse e congestionamento nasal. Analgésicos, descongestionantes e antibióticos são recomendados dependendo do caso.

 

Confira algumas dicas de como passar pelo outono com muita saúde!

- Evitar ambientes fechados, especialmente aqueles com grande concentração de pessoas;

- Deixe os ambientes sempre limpos, de preferência com aspirador de pó e pano úmido;

- Alimentação saudável sempre;

- Tome muita água;

- Deixe sempre as janelas abertas, mesmo que esteja frio;

- Evite exposição a mudanças bruscas de temperatura como ar condicionado.

 

Leia também: Diagnóstico laboratorial da doença celíaca

 

Comentários